Mais de 32 estudos realizados nos EUA comprovaram que fazer diversas atividades ao mesmo tempo pioram sua produtividade e apontam que ser multitarefa aumenta o tempo de execução das atividades de 20% a 30% em comparação ao fazer uma atividade por vez ou ser monotarefa.

Os motivos desta improdutividade, apontam os neurocientistas, está no tempo gasto para entender aonde paramos, o que estávamos fazendo e pensarmos como devemos prosseguir, quando voltamos para a atividade que estávamos fazendo antes de interrompê-la para verificar os e-mails, WhatsApp, redes sociais, fazer uma ligação ou resolver um problema momentâneo.

Esse acréscimo no tempo de execução das atividades, além de improdutivo, prejudica nossa saúde já que o nosso corpo necessita de mais energia para trabalhar, pois o cérebro é o órgão que mais consome energia, o equivalente a 28% de toda a energia que nosso corpo precisa. Esse excesso no tempo, ao final de um dia de trabalho provoca um aumento do cansaço físico e mental que estimulam uma maior irritabilidade.

Além de contribuir para um sentimento de frustração e incapacidade, pois quando chegamos ao final de um dia de trabalho, percebemos que não fizemos nada do que havíamos planejado. Essa sensação de cansaço, irritação, frustração e incapacidade são as condições perfeitas para estarmos sempre estressados.

Mas com dicas simples você pode corrigir esse problema e ter uma vida mais produtiva e saudável.

Primeira recomendação, todo início do dia faça uma lista de todas as suas pendências a serem resolvidas, e solucione uma por vez. Comece pelas que necessitam menos tempo para resolver, isso irá trazer uma sensação de realização além de ser produtivo, mas cuidado para não postergar os itens importantes, um dia eles podem virar urgentes.

Segundo, determine horários para verificar e-mail, WhasApp, redes sociais, uma boa dica é duas vezes ao dia uma pela manhã e outra à tarde. Alinhe com equipe e colegas essa nova rotina e peça que ligue se algo for urgente.

Terceiro coloque em uma única agenda todas as reuniões e atividades particulares, mas principalmente marque compromissos consigo mesmo das atividades que você tem que realizar, como fazer ou analisar relatórios, planejar, tomar decisões, etc.

“O segredo não está em priorizar sua agenda, mas em AGENDAR suas PRIORIDADES” – Stephen R. Covey

Autor: Daniel Fünkler Borelli

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