Assunto: Gestão de Pessoas, Liderança e Desligamento       Tempo de leitura: 04 minutos

É fato que nenhuma escola de negócios ou empresa ensina como realizar o desligamento de um colaborador. Um processo de desligamento é um processo de ruptura que na sua maioria acontece porque líderes e gestores não observaram e trataram os riscos e alertas que aconteceram anteriormente.

Deste modo, é fundamental utilizar com frequência, fluência e franqueza o feedback para as pequenas correções de rota e, o Plano de Desenvolvimento Individual para auxiliar e apoiar o desenvolvimento da pessoa. Fazendo uso destas ferramentas de desenvolvimento além de evitar possíveis desligamentos, caso sejam necessários, não existirão surpresas nem constrangimentos para as partes.

Um desligamento nunca é positivo, já que se trata de uma segregação e rejeição para a pessoa que é exposta a essa situação. Pesquisa da empresa YourDost de 2017, apontou que 65% das pessoas após um processo de demissão apresenta algum sintoma de ansiedade ou depressão.

Para conseguirmos ser mais assertivos neste processo e evitar que um momento visto como difícil torne-se traumático é necessário que o gestor ou líder se prepare previamente para esse momento.

Preparação para o desligamento

Primeiramente deve estar claro que o processo de desligamento deve ser conduzido e realizado pelo gestor ou líder da pessoa desligada, nunca por profissionais do Recursos Humanos ou empresas terceirizadas. Realizado de preferência no início da semana para a pessoa ter até o fim de semana para se restabelecer e antes de períodos de férias nunca depois, ajudando a pessoa a gerir melhor suas emoções e seu recurso financeiro. Devendo ser realizado em local reservado em uma sala privada.

Um dos pontos fundamentais da preparação é listar os motivos do desligamento pontuando as questões técnicas ou comportamentais, relembrando todos os momentos de dialogo que já tiveram, nunca aponte o que a pessoa é ou deixa de ser.

 Solicite previamente as documentações ao RH, e prepare uma lista dos benefícios que o funcionário terá disponíveis, como plano de saúde e FGTS, e, outra lista com o passo a passo de como, quando e onde o funcionário fará os exames, a entrega de documentos e a solicitação de benefícios como o seguro desemprego.

Solicitar a TI da empresa para que faça um backup do computador do funcionário antes do desligamento e bloqueio de todos os acessos somente após o desligamento. Avalie e organize previamente quem será o substituto do funcionário desligado, contudo essa pessoa deve começar no mínimo um dia após o desligamento.

Se julgar importante, faça uma carta de recomendação de modo honesto, salientando os pontos fortes e os resultados entregues pelo funcionário. Assim que a decisão for tomada, é imprescindível agir imediatamente, para que a informação não se espalhe pela empresa, como também o gestor ou líder comece a tratar o funcionário diferente do usual.

No dia do desligamento

Para o dia do desligamento tenha tranquilidade e respeito ao funcionário, não faça piadas, não faça comentários indicando que tem más notícias. Acompanhe o funcionário até a sala que foi previamente reservada e, caso precise de auxílio, solicite apoio ao RH, mas lembre que é o líder ou gestor direto o responsável em fazer o desligamento.

Vá direto ao ponto, seja claro que se trata de um desligamento, para evitar que o funcionário pense tratar-se de uma avaliação de desempenho ou feedback. Em seguida, utilizando a lista de apontamentos exponha os motivos do desligamento, sem denegrir ou humilhar a pessoa, focando nos resultados não concretizados, comportamentos não compatíveis com a função, regras violadas, entre outros.

Esteja aberto a ouvir e responder questionamentos e insatisfações, seja empático em compreender que a situação é difícil e que reações como negação, raiva, tristeza, choro ou silêncio podem acontecer e permita ao funcionário expressar esses comportamentos e sentimentos.

Logo após entregar a documentação do RH e a lista do passo a passo, ofereça ajuda, faça indicações e entregue a carta de recomendação, se for o caso.

Importante lembrar que esse processo não deve ser feito de forma rápida como se estivesse expulsando o funcionário da empresa, mas sim com tempo por se tratar de uma situação estressante que requer mais tempo e energia do gestor, deixando o funcionário acolher seus sentimentos e despedir-se dos colegas de trabalho.

Pós desligamento

Reúna a equipe para comunicar de modo oficial o quanto antes o desligamento,  a fim de evitar fofocas e conversas de corredor. Aproveite este momento para esclarecer os motivos do desligamento, especialmente se for o caso de uma situação pontual e,  compartilhe quem assumirá a função, se será alguém interno ou externo da empresa ou, ainda, quem assumirá temporariamente redistribuindo as responsabilidades e entregas.

O processo de demissão nunca será de rápida resolução quando um dos lados discorda ou não espera que isso aconteça. Por isso, é essencial manter um diálogo constante e próximo com as pessoas da equipe que lidera e gerencia, fortalecendo a relação de confiança que deve existir entre todos.

No entanto, caso o desligamento seja necessário que ele possa ser feito de modo empático, respeitoso e humano, minimizando riscos, ressentimentos e sofrimento para ambas as partes.

Autor: Daniel Fünkler Borelli

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