Sempre me disseram para abaixar a cabeça e deixar meu trabalho duro falar por si. Mas, depois de destrinchar as diferenças entre profissionais que constroem carreiras gratificantes de profissionais que tropeçam e não sabem por quê, agora tenho uma perspectiva diferente: no mundo corporativo, fazer o seu trabalho é apenas parte do seu trabalho. O resto se resume a ser visto, ouvido e conhecido – nada disso é possível sem relacionamentos fortes.

Construir relacionamentos profissionais pode parecer esmagador se você for introvertido ou novo em sua organização, especialmente se todos os seus outros colegas de trabalho já se conhecem e possuem grande proximidade. Mas, como aprendi entrevistando mais de 500 profissionais de todos os setores e tipos de trabalho para o meu livro The Unspoken Rules, construir relacionamentos em um ambiente híbrido é mais fácil do que parece. Tudo começa com passos menores que qualquer um pode tomar:

Passo #1: Quebre o silêncio

Este é o passo mais difícil porque é o mais fácil de pensar demais: “Eu estou incomodando essa pessoa?” Uma voz em nossa cabeça pergunta. “O que essa pessoa vai pensar de mim?” Outra voz se pergunta. “O que eu digo mesmo?” Uma terceira voz acrescenta. Em pouco tempo, a dúvida se instala e a oportunidade se esvai.

Quanto mais simples e fácil conseguirmos quebrar o silêncio, maior será a probabilidade de que o façamos. A boa notícia é que as oportunidades de transformar estranhos em conhecidos estão ao nosso redor, o tempo todo.

  • Trabalha em um escritório com modelo “hoteling” ou “hot desking” onde os funcionários podem escolher onde se sentam? Tente se posicionar perto de áreas de tráfego intenso, como entradas, salas de reunião, cozinhas e banheiros. Fazer isso pode tornar mais fácil encontrar pessoas, fazer contato visual, acenar com a cabeça, sorrir e dizer “Oi” ou “Bom dia”, que é como a construção de um relacionamento começa.
  • Convidado para uma reunião, happy hour ou evento? Tente chegar um minuto antes, de pé ou sentado ao lado de um estranho que não pareça ocupado, fazendo contato visual, estendendo a mão e dizendo: “Oi, acho que não nos conhecemos. Eu sou _______. Prazer em conhecê-la!”
  • Acabou de terminar uma reunião? Supere a vontade de sair correndo imediatamente e, em vez disso, aproxime-se de alguém e solte um “eu sou _______”, seguido de um “adorei seu comentário sobre _______”.
  • Deslocamento ao trabalho? Tente perguntar: “Alguém gostaria de compartilhar uma carona?” e use o tempo de carona para iniciar uma conversa.
  • Tem algum tempo de espera antes de entrar no escritório? Tente enviar uma mensagem para um colega que você conheceu virtualmente e dizer: “Estarei no escritório amanhã. Eu adoraria encontra-lo se você estiver por perto!”

Essas oportunidades não são apenas estratégias para introvertidos ou pessoas tímidas. Eles são os segredos dos construtores de relacionamento mais eficazes. Olhe ao redor antes de sua próxima reunião e você logo perceberá, por exemplo, que o momento em que alguns estão se enterrando em seus telefones também é o momento em que outros estão procurando se relacionar.

Passo #2: Transforme “Oi” em “Oi de novo”.

A primeira vez que você faz alguma coisa é sempre desconfortável. A segunda vez é sempre mais fácil. Se você disse “Oi” para um estranho, você já superou o passo mais estranho – e se deu permissão ao dizer “Oi” novamente. Esta é a sua chance de transformar conhecidos em aliados.

  • Quando você retornar ao seu computador? Considere enviar um e-mail do tipo: “Obrigado pela conversa divertida. Muito bacana que nós dois somos _______. Ansioso para cruzarmos novamente e espero poder trabalhar juntos em breve.”
  • Vê-los no corredor de novo? Sorria e solte um “Oi de novo!” e, em seguida, dê sequência ao que vocês discutiram, seja “Como foi o casamento?” ou “Como foi a apresentação?”
  • Vê-los em uma chamada em grupo? Envie-lhes uma mensagem com um “Prazer em vê-lo novamente” ou envie-lhes uma mensagem privada de encorajamento.
  • Encontrar informações que possam ser relevantes para eles? Encaminhe o site, e-mail, podcast, vídeo, artigo ou white paper com um “Acabei de me deparar com isso e me lembrei de nossa conversa sobre _______”.
  • Encontrar uma oportunidade que eles possam estar interessados? Compartilhe com um “Fui convidado para este evento e pensei em você. Confira se é do seu interesse.”
  • Conhecer duas pessoas que poderiam se ajudar? Faça uma introdução dizendo: “Você conheceu _______? Ela também é _______. Deixe-me perguntar se ela está interessada.”

Passo #3: Transforme “Oi de novo” em “Vamos conversar”.

A maioria das pessoas que você encontra profissionalmente permanecerá conhecida. Isso é natural. Afinal, temos apenas algumas horas em um dia e apenas alguns relacionamentos que podemos manter ao mesmo tempo. Mas, quando nos deparamos com pessoas especiais que estão a vários passos à nossa frente onde temos a oportunidade de aprender e se desenvolver com elas. Aqui estão quatro opções para transformar aliados em mentores:

  • Precisa de uma segunda opinião? Tente pedir a opinião deles dizendo: “Estou trabalhando em _______ e adoraria sua perspectiva sobre _______, já que você é o especialista em _______”.
  • Não tem certeza de qual caminho seguir? Tente pedir conselhos dizendo: “Estou tentando _______ e adoraria seus conselhos sobre _______. Você pode ter alguns minutos para conversar?”
  • Interessado em seguir seus passos? Tente pedir a história deles dizendo: “Eu adoraria seguir seus passos _______. Você pode ter alguns minutos para conversar? Estou disponível nos seguintes horários…”
  • Trabalhando em um projeto que se sobrepõe aos seus interesses e conhecimentos? Tente pedir o envolvimento deles dizendo: “Estou recrutando consultores para orientar a direção de _______. Imediatamente pensei em você.”

Passo #4: Transforme “Vamos conversar” em “Vamos construir um relacionamento”.

Algumas pessoas que você conhecerá se tornarão “mentores” que dão conselhos. Outros se tornarão “patrocinadores” que abrem portas. Essa pessoa tem o poder de convidá-lo para reuniões a portas fechadas, atraí-lo para projetos de alto nível e até mesmo defender sua promoção.

Conhece alguém sênior que parece investir em você e em sua carreira?

  • Primeiro, tente compartilhar seus objetivos. Por exemplo: “Ao refletir sobre onde gostaria de estar daqui a cinco anos, adoraria seguir seus passos e _______. Qual é o seu conselho sobre o que devo começar a fazer, parar de fazer e continuar fazendo para alcançar esse objetivo?”
  • Em seguida, tente compartilhar seu progresso. Por exemplo, “Acabei de fazer minha avaliação de desempenho e queria que você soubesse que acabou dizendo exatamente o que discutimos. Meu gerente me disse _______. No próximo trimestre, pretendo _______. Agradecer por _______.”
  • Ao longo do caminho, tente compartilhar algumas de suas lutas também. Por exemplo, “Eu estava refletindo sobre _______ e sinto que poderia ter feito um trabalho melhor de _______. Estou pensando sobre isso da maneira certa, ou o que você faria diferente se estivesse no meu lugar?”

Embora nem todo relacionamento que você desperte levará a um relacionamento de longo prazo, pelo menos você terá outro rosto amigável em sua próxima reunião, outra pessoa para transmitir ideias e outra pessoa para recorrer em um momento de necessidade. Faça da sua próxima visita ao escritório mais do que apenas um deslocamento diário.

Autor: Gorick Ng é o autor best-seller do Wall Street Journal de The Unspoken Rules: Secrets to Starting Your Career Off Right (Harvard Business Review Press). Encontre-o em www.gorick.com.

Link original: https://hbr.org/2022/08/how-to-build-real-relationships-at-work

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