Assunto: Gestão de Pessoas, Liderança e Cultura Tempo de leitura: 04 minutos
O que reconhecer e de que maneira podemos valorizar o esforço das pessoas sem focar exclusivamente em remuneração e participação nos resultados.
Diferente do reconhecimento, o feedback positivo tem a função de reforçar e orientar o comportamento assertivo das pessoas, mostrando para elas que estão no caminho certo. Por exemplo, quando você está dirigindo e usando o GPS a cada passo, a cada esquina ou cruzamento que você passa e acerta a orientação do GPS, você estabelece uma maior certeza do caminho que estava percorrendo e fica mais próximo do seu objetivo.
E isso é igual para os funcionários e colaboradores quando à medida que você reforça que ele estão fazendo da forma certa eles terão cada vez mais certeza e confiança no resultado que eles irão entregar.
Por sua vez o reconhecimento tem um papel de, como diz o próprio nome, reconhecer o esforço da pessoa e demonstrar para as demais que o empenho e dedicação valem a pena, que a entrega diferenciada é percebida e valorizada por todos principalmente pela organização.
O que reconhecer
Valorize e reconheça comportamentos positivos e desejáveis, por exemplo, de líderes e gestores que são referência para todos os outros da organização ou de funcionários que demonstram em suas atitudes algum dos valores da organização.
Outro ponto importante é prestigiar os resultados positivos, qualidade, segurança, melhorias e entregas que a pessoa atingiu ou contribuiu com ideias inovadoras e assim demonstrar que estão fazendo a diferença.
Reconhecer comportamentos, ações e entregas que estão vinculados aos objetivos estratégicos da empresa, assim você estará direcionado os esforços e a energia das pessoas aos objetivos da empresa.
É importante também reconhecer a dedicação de uma pessoa mesmo quando os resultados não foram alcançados como esperava-se, mas foi percebido por colegas e lideranças o esforço realizado.
Trocar a ideia de funcionário do mês por realização do mês, aquela realização que se diferencia das demais, deve ser valorizada para mostrar para às pessoas que aquela conquista ou comportamento é o resultado esperado e valorizado pela empresa.
Como reconhecer
Você pode recompensar a partir de prêmios financeiros como participação em resultados, contudo o que recomendo é utilizar prêmios mais simbólicos como por exemplo:
- Divulgar no informativo, murais, revista interna ou redes sociais da empresa os reconhecimentos a serem parabenizados e porque.
- Entregar um objeto simbólico como uma placa parabenizando o que foi feito.
- Dois ou mais vale pizza para a pessoa compartilhar com quem queira as suas conquistas e felicidade, estabelecendo um orgulho em estar trabalhando na empresa que o valoriza e pode demonstrar para todos.
- Oferecer dias de folga pelo empenho extra.
- Escrever uma carta pelo diretor ou líder, para a família, congratulando pelo marido, esposa, pai, mãe, filho que tem, pelo apoio dado para o sucesso da empresa. Ou também, uma carta escrita pela família parabenizando e reconhecendo sua dedicação em prol do bem estar da família.
- Reconhecimentos públicos em eventos anuais ou semestrais em um momento de destaque com uma salva de palmas valorizando e ovacionando os comportamentos e entregas realizados.
- Realizar encontro privado com o dono da empresa para parabenizar e demonstrar a importância e reconhecimento dos resultados.
Fazendo isso a empresa estará demonstrando com exemplos práticos e públicos para todas as pessoas o que é esperado delas, o que a empresa busca e o que precisa ser feito para ser valorizado e reconhecido.
O ser humano busca constantemente fugir da dor e buscar o prazer e promovendo momentos de reconhecimento a empresa está mostrando para as pessoas como elas podem buscar esse prazer. Outro ponto importante envolve a necessidade das pessoas sentirem-se pertencentes a um grupo, quando prestigiamos as ações dos colaboradores estamos mostrando o quão importantes eles são para a empresa e quanto a empresa está olhando para eles, observando cada esforço e empenho prestado a empresa.
Criar esses momentos estará cultivando uma relação mais afetiva com as pessoas cuidando e valorizando o empenho e motivação delas e efetiva sendo complementar aos resultados que garantiram a continuidade e crescimento da empresa.
Autor: Daniel Fünkler Borelli
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