Existem cinco coisas em comum que todo mundo fala só que ninguém faz nada para melhorar:

  • Não tenho tempo para nada
  • Estou sempre cansada(o)
  • Devia dedicar mais tempo para o trabalho, filhos, amigos ou ao lazer
  • Sou muito ansiosa(o)
  • Não sou valorizado no trabalho

Então para eliminar essas frases de sua vida recomendo que utilize esses 7 hábitos:

Faça uma refeição ao dia juto da família

No passado recente existia um momento em que as famílias sentavam ao redor de uma mesa para agradecer o dia que tiveram, a comida que tinham à mesa e por estarem vivos e saudáveis. Esse ritual diário reunia toda a família para conversarem uns com os outros, olho no olho, importando-se verdadeiramente uns com os outros em prol do bem-estar de todos. Por isso, defina uma refeição, pode ser o café, o almoço ou o jantar, pode até ter a televisão ligada no noticiário, para estimular que todos conversem sobre o mesmo assunto, mas sem celular e, não se preocupe com a comida a servir, mas sim em aproveitar o momento de estar junto.

Você pode dizer NÃO

Um dos principais motivos para não termos tempo é porque dizemos sim a tudo e a todos, inclusive às coisas que não contribuem para a nossa vida ficar mais fácil e mais leve. Repense antes de aceitar todos os convites de eventos e jantares que sua vida pessoal, profissional e pública exige.

Faça Exercício

Parece piada mas não é, você pode até ter pensado “mais um artigo que fala para eu fazer exercício, eu não gosto de exercícios”, pois fazer exercícios tem 2 importantes motivos, o primeiro deles é que enquanto você faz o exercício você realiza uma limpeza em seu corpo de toxinas acumuladas pela grande quantidade de emoções como a raiva, a ansiedade, o medo, o nervosismo e a tensão que inundam nosso corpo todos os dias, além das toxinas que ingerimos em nossa alimentação; e, o segundo, é que estimula a produção de hormônios que trazem a sensação de bem-estar e aumento de energia proporcionando maior disposição.

Medite

Meditar é a melhor forma de acalmar a mente e trazer presença para o seu dia, diminuindo o alto nível de ansiedade que provém de um excesso de pensamentos no futuro. Além disso a meditação de pelo menos 5 minutos ao dia, irá auxiliar na redução do estresse, proporcionando aumento da disposição mental em virtude da melhor oxigenação cerebral.

Diga o que você sente

Dizer o que sentimos não o que pensamos aos nosso filhos, pais, colegas e amigos é a melhor forma de demonstrar o que queremos. Aos filhos diga o quanto ama-os e importa-se com eles, ao pais o quanto é grato pelo que é hoje, aos colegas e chefes mostre como você está se sentindo incomodado ou feliz com o que está acontecendo e aos amigos fale como eles são importantes em sua vida, e o mais importante, faça da forma mais verdadeira em sentimentos e honestidade consigo mesmo e com o outro.

Comunique seu chefe

Deixe seu líder ou gestor atualizado do que está realizando – sem se gabar – através de uma atualização, por meio de um e-mail dos assuntos mais relevantes e de maior impacto que esteja trabalhando e resolvendo, com os resultados alcançados até aquele momento. Já que estamos tão ocupados em realizar e entregar que esquecemos de defender e lembrar o nosso valor, com isso irá aumentar seu nível de competência, demonstrando gerencia, controle e comunicação do que faz.

Resolva um problema de cada vez

Não adianta você querer fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, isso aumenta seu nível de cansaço, estresse e aumenta o tempo de realização das atividades. Como demonstrou a ciência, não é possível para o ser humano realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, o que acontece é que quando estamos fazendo inúmeras coisas o cérebro necessita reiniciar toda vez que retoma cada situação, isso requer mais energia e tempo em fazer muitas coisas ao mesmo tempo, por isso faça uma coisa por vez de preferência as mais fáceis e vá avançando até o último item da lista, assim seu dia será mais leve e produtivo.

São dicas simples, mas valiosas que utilizo em minha vida e que me proporcionam viver uma vida mais produtiva, saudável e de bem-estar com as pessoas que convivo.

Autor: Daniel Fünkler Borelli

Gostou desse artigo e acredita que ele pode ajudar algum amigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *