Assunto: Cultura e Gestão de Pessoas       Tempo de leitura: 04 minutos

Ao contrário da sabedoria convencional, as conversas no local de trabalho sobre politica e questões sociais não são uma distração – são uma maneira de os funcionários se entenderem melhor.

À medida que o mundo se torna cada vez mais polarizado em torno de uma série de tópicos importantes, as empresas geralmente tentam evitar que esses problemas se tornem uma distração no local de trabalho. Afinal, as conversas dos funcionários sobre tópicos sociais como clima, imigração, politica, raça e equidade de gênero podem parecer uma fonte potencial de discórdia – e dores de cabeça de RH. Mas aqui está uma abordagem contraintuitivo: ajude seus funcionários a falar sobre isso. De acordo com a última pesquisa de força de trabalho da PwC, a maioria dos funcionários já está tendo essas conversas. Além do mais, eles estão se beneficiando da experiência.

Pesquisamos mais de 52.000 trabalhadores em 44 territórios – uma das maiores pesquisas globais sobre força de trabalho já realizadas. As perguntas abrangeram uma variedade de tópicos, desde trabalho híbrido até tecnologia e fatores que levarão as pessoas a pedir um aumento ou procurar outro emprego. Mas algumas das descobertas mais surpreendentes tiveram a ver com discussões sobre tópicos delicados no local de trabalho.

Goste ou não, essas conversas estão acontecendo

A maioria dos líderes trata essas conversas como um possível campo minado, com o potencial de distrair os funcionários do trabalho (na melhor das hipóteses) e – mais provavelmente – levar a disputas se os funcionários se sentirem em menor número ou em desvantagem. Mas entre os entrevistados, 65% disseram ter esse tipo de conversa às vezes ou com frequência. Os números são ainda maiores entre as minorias étnicas autodeclaradas (73%) e os funcionários mais jovens (69%) entre os 26 a 41 anos, 13 pontos percentuais a mais do que os de 58 a 76 anos.

Os benefícios superam as desvantagens

Além disso, as pessoas foram questionadas sobre o impacto geral dessas conversas e eram muito mais propensas a citar resultados positivos do que negativos (por uma diferença de 34 pontos percentuais). Para o aspecto positivo, cerca de 37% disseram que conversas sobre questões sociais e politicas os ajudaram a entender melhor seus colegas e aumentaram sua empatia por pessoas com pontos de vista diferentes. Notavelmente, as pessoas também disseram que essas conversas ajudaram a criar um ambiente de trabalho mais aberto e inclusivo – um objetivo fundamental da maioria das organizações atualmente.

Por outro lado, os impactos negativos, citados por uma percentual muito menor dos entrevistados, incluem relutância dos funcionários em compartilhar suas opiniões, estresse no trabalho e dificultar o trabalho com pessoas de diferentes opiniões.

Todos esses números, bons e ruins, foram maiores para as minorias étnicas autorreferidas. Eles eram mais propensos do que outros entrevistados a dizer que tiveram essas conversas, mais propensos a dizer que essas experiências tiveram um impacto positivo e também mais propensos a citar pelo menos um impacto negativo. O efeito geral dessas conversas é mais intenso para esses funcionários.

Os funcionários estão discutindo tópicos sensíveis no trabalho:

Esses resultados estão relacionados a um tema amplo que aparece em outras áreas dos resultados da pesquisa: os funcionários querem ser autênticos no trabalho. Eles não querem ser amordaçados pelas políticas corporativas e não querem sentir que precisam censurar suas próprias opiniões.

Como os líderes podem promover um diálogo

Essas discussões estão acontecendo, apesar do pouco esforço das organizações em facilitar esses diálogos. Apenas 30% dos funcionários disseram que sua empresa oferece suporte para ajudá-los a trabalhar de forma eficaz com pessoas que compartilham pontos de vista diferentes. Esta é uma oportunidade perdida, dada a importância da empatia e abertura na construção da confiança.

Com certeza, apoiar e encorajar conversas delicadas não é fácil. No entanto, os líderes podem criar as condições certas estabelecendo normas, oferecendo recursos e ajudando a garantir que essas conversas ocorram em ambientes seguros, com regras básicas para evitar julgamentos ou tentar persuadir as pessoas a mudar de ideia. Fundamentalmente, os funcionários devem sempre ter a opção de apenas comparecer e ouvir para entender melhor como os colegas são afetados por algo que está acontecendo no mundo.

O objetivo dessas conversas definitivamente e criar um ambiente que enfatize a escuta, não alcançar soluções ou gerar consenso. Dessa forma, fomentar essas conversas é uma oportunidade de crescimento também para os executivos seniores, que geralmente ficam muito mais à vontade no modo de resolução de problemas. O papel do líder aqui é ajudar a empresa a trazer significado, humanidade e impacto social à força de trabalho – não fornecer respostas.

A principal lição para as lideranças é que você não pode isolar os funcionários dos problemas do mundo. Você pode, no entanto, ajudá-los a resolver esses problemas e criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo, no qual as pessoas sejam livres para serem autênticas – e talvez até aprenderem com seus colegas. E se as lideranças puderem ajudar a promover um ambiente tão inclusivo, isso poderá ajudar a moderar as visões extremas e polarizadoras que existem hoje e levar a uma existência mais harmoniosa para todos.

Autor:

  • Bhushan Sethi  é o líder global conjunto da prática de pessoas e organizações da PwC. Baseado em Nova York, ele é diretor da PwC US e professor adjunto da Leonard N. Stern School of Business da Universidade de Nova York.
  • Peter Brown  é o líder global conjunto da prática de pessoas e organizações da PwC. Ele tem mais de 20 anos de experiência ajudando grandes corporações multinacionais a redefinir a forma como o trabalho é feito e criar ecossistemas de talentos inovadores que constroem forças de trabalho habilitadas e ágeis. Com sede em Londres, é sócio da PwC UK.

Link original: https://www.pwc.com/workforcehopesandfears?utm_campaign=sbpwc&utm_medium=site&utm_source=articletext / https://www.strategy-business.com/article/The-surprising-upside-to-provocative-conversations-at-work

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