As novas capacidades que os líderes precisam para construir organizações do século XXI.

Assunto: Liderança, Cultura Organizacional, Recursos Humanos                                                    Tempo de leitura de 8 min

Liderança em organizações ágeis

Esse novo tipo de organização ágil requer um tipo de liderança fundamentalmente diferente. Pesquisas recentes confirmam que a liderança e como o líder molda a cultura são as maiores barreiras e as maiores facilitadoras de transformações ágeis bem-sucedidas.

As organizações devem, portanto, começar tanto estendendo quanto transcendendo as competências que fizeram seus líderes serem bem-sucedidos no passado. Os líderes precisam de três novos conjuntos de recursos para transformações ágeis. 

Primeiro, eles precisam se transformar para desenvolver novas mentalidades e comportamentos pessoais. Em segundo lugar, eles precisam transformar suas equipes para trabalhar de novas maneiras. Em terceiro lugar, é essencial desenvolver os recursos para transformar a organização, criando agilidade no design e na cultura de toda a empresa.

Transformando-se

Para se transformar completamente, várias mudanças serão necessárias – e os líderes precisarão fazer essas mudanças de maneira disciplinada.

Mudando de mentalidade reativa para mentalidade criativa

Mudar a nossa mentalidade – ou ajustá-la ao novo contexto – não é tarefa fácil, mas desenvolver essa “agilidade interior” é essencial para liberar nosso potencial de liderar uma transformação ágil. Mentalidades reativas ou socializadas são uma forma externa de experimentar o mundo com base na reação às circunstâncias e as outras pessoas. Mentalidades criativas ou proativas, são uma maneira de experimentar o mundo com base na criação de nossa realidade através de nossos atos autênticos, nossa paixão central e propósito.

Pesquisas mostram que a maioria dos adultos passa a maior parte do tempo “no reativo”, particularmente quando desafiados, e como resultado, as organizações tradicionais são projetadas para funcionar com o reativo. Para construir e liderar organizações ágeis, no entanto, os líderes devem fazer uma mudança pessoal para serem executados principalmente “no criativo”.

Há três mudanças fundamentais de mentalidade reativa para criativa que consideramos fundamentais para promover a cultura de inovação, colaboração e criação de valor no coração das organizações ágeis:

  • Da certeza à descoberta: fomentar a inovação. Uma mentalidade reativa de certeza é replicar o passado. Hoje, os líderes precisam mudar para uma mentalidade criativa de descoberta, promovendo a colisão criativa, abraçando o risco e experimentando.
  • Da autoridade à parceria: fomentar a colaboração. Organizações tradicionais tende a hierarquias em silos baseadas em uma mentalidade reativa de autoridade. A relação entre líderes e equipes é superior à subordinada. As organizações ágeis empregam redes de equipes autônomas, de gerenciar de acordo com base na liberdade, confiança e responsabilidade.
  • Da escassez à abundância: fomentar a criação de valor. Em mercados estáveis, as empresas maximizam suas ações às custas de outras, baseada na suposição de oportunidades e recursos limitados. Os mercados de hoje, os líderes devem ver os mercados com abundância, que reconhece os recursos ilimitados e o potencial disponível que permite a sinergia do cliente, empreendedorismo, inclusão e co-criação.

Transformando suas equipes

Para ajudar as equipes a trabalhar de maneira ágil existem três requisitos essenciais de liderança que se seguem de todas as formas ágeis de trabalhar.

Primeiro, os líderes precisam aprender a formar equipes pequenas, diversificadas, capacitadas e conectadas. Em segundo lugar, os líderes devem permitir e incentivar equipes ágeis a trabalhar em ciclos rápidos para que possam oferecer mais valor com mais eficiência e rapidez. Terceiro, os líderes devem manter equipes ágeis focadas no cliente externo ou interno e na criação de valor para os clientes, compreendendo e abordando suas necessidades não atendidas e, potencialmente, até mesmo não reconhecidas.

Em organizações ágeis, cada equipe é vista como uma unidade criadora de valor, ou como um “negócio”. Essas equipes buscam inovação em cada modelo de negócio, buscando novas maneiras de atender às necessidades de seus clientes internos ou externos e entregar mais valor para funcionários, investidores, parceiros e outras partes interessadas.

Transformando sua organização

Aqui, os líderes devem aprender a co-criar um propósito, design e cultura de organização ágil.

Propósito: Encontrar a estrela norte

A primeira habilidade de um líder no nível de organização é desenvolver a capacidade de construir um propósito claro, compartilhado e atraente – uma estrela do Norte – para sua organização. Em vez do exercício tradicional de equipe executiva, em organizações ágeis, os líderes precisam aprender a perceber e extrair o propósito da organização em conversar com pessoas de toda a empresa.

Design: Aplicar os princípios e práticas do design de organização ágil 

A segunda habilidade e projetar e construir uma organização ágil, os líderes precisam de um conjunto diferente de habilidades com base em um entendimento diferente das organizações. Eles devem aprender a projetar sua organização como um sistema distribuído e em constante
evolução. Tal organização compreende uma rede de unidades menores e com maior poder, com menos camadas, maior transparência e governança mais enxuta do que um modelo tradicional.

Mais especificamente, os líderes devem aprender como desagregar as grandes empresas existentes em um portfólio mais granular; transformar as funções corporativas em um backbone dinâmico e habilitado; e atrair uma ampla gama de parceiros para um ecossistema poderoso .

Cultura: Forma uma cultura organizacional ágil

A terceira habilidade no nível de organização que os líderes precisam desenvolver é a capacidade de moldar uma nova cultura em toda a organização, com base na mentalidade criativa de descoberta, parceria e abundância e seus comportamentos associados.

Dada a abertura e liberdade que as pessoas experimentam em uma organização ágil, a cultura desempenha um papel ainda mais importante aqui do que nas organizações tradicionais. Para moldar essa cultura, os líderes devem aprender a empreender um esforço multifacetado de transformação da cultura que se concentre em suas próprias capacidades e comportamentos.

Uma abordagem ágil para desenvolver líderes

Muitas organizações iniciam seus pilotos ágeis de modo discreto, para podem construir capacidades de liderança ágil. Mas para escalar a agilidade através de uma organização com sucesso, os principais líderes devem adotar seus preceitos e estar dispostos a melhorar significativamente suas próprias capacidades. Eventualmente, uma transformação ágil completa precisará abranger a criação de mentalidades e capacidades de toda a liderança sênior em toda a empresa. Para fazer isso de maneira ágil, cinco elementos são essenciais:

  1. Crie um quadro de treinadores de agilidade corporativa, um novo tipo de especialista profundamente experiente capaz de ajudar os líderes a navegar pela jornada, apoiado por uma equipe de transformação de liderança.
  2. Faça com que a equipe principal se envolva no desenvolvimento de seus próprios recursos desde o início, pois todos os líderes seniores seguirão a sugestão da equipe executiva.
  3. Crie uma experiência de liderança imersiva (desde um esforço concentrado durante três ou quatro dias até uma jornada de aprendizado ao longo de vários meses) para apresentar as novas mentalidades e capacidades, e implemente-as para todos os líderes seniores.
  4. Convide os líderes a aplicarem seu aprendizado na prática , tanto em iniciativas de transformação ágil já em curso quanto no lançamento de novos experimentos organizacionais.
  5. Desenvolva a capacidade de liderança em um ritmo ágil , com pausas trimestrais para revisar as experiências de liderança, experiências e mudanças de cultura nos últimos 90 dias e, então, finalizar planos e prioridades para os próximos 90 dias.

 A transformação ágil é uma alta prioridade para um número crescente de organizações. Mais do que qualquer outro fator, o principal facilitador para uma transformação ágil e bem-sucedida é ajudar os líderes, especialmente os líderes seniores, a desenvolver novas mentalidades e capacidades. Fazer isso de maneira ágil permitirá que a organização se mova mais rapidamente, impulsione a inovação e se adapte e modele seu ambiente em constante mudança.

Autor: Aaron De Smet , Michael Lurie e Andrew St. George

Texto traduzido e adaptado: https://www.mckinsey.com/business-functions/organization/our-insights/leading-agile-transformation-the-new-capabilities-leaders-need-to-build-21st-century-organizations

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *